Artigos

Falar em público não dá medo!

Provavelmente você conhece alguém que afirma ter medo de falar em público, não é verdade? Pode ser que tal situação seja também o seu caso e você sofra muito com isso.
Afinal, não é segredo pra ninguém que a boa comunicação e o domínio das técnicas que levam o indivíduo a desenvolvê-la de forma assertiva, é fator predominante para o sucesso. Porém, não são raras as vezes que as pessoas simplesmente fogem de qualquer situação onde elas podem ser expostas ao público.

O fator “medo” em relação à fala em público é mote de uma série de pesquisas, que corroboram com a afirmação de que o medo de falar em público, existe. Por exemplo: no ano de 2014, um estudo realizado pela ¹Universidade de Chapman identificou que “… o medo falar em público era a maior fobia entre os participantes – 25,3% deles tinham medo de falar diante de uma plateia.”

Demais pesquisas apontam que, especialmente no meio corporativo, a principal habilidade almejada pelos recrutadores das empresas é exatamente a comunicação oral.
O talento para apresentação também surge entre os itens desejados para que um profissional passe a integrar o time da empresa. Ou seja, se você tem dificuldades de se expressar, é provável que as coisas não andem no campo profissional. O tal medo de falar em público recebe até um nome específico, se trata de glossofobia. Chique, né?

Pois bem, e se eu te falasse que falar em público não dá medo? Você me chamaria de maluco? Por qual motivo muitas pessoas simplesmente são apaixonadas por se apresentar para uma plateia? O que há de diferente entre elas e você? Será mesmo que o que você sente, é medo ao se deparar com tal situação?

A resposta para todas estas indagações você confere a seguir, me acompanhe! A hipnose pode ser a solução para falar em público sem medo.

Em um primeiro momento, você pode não acreditar, mas é fato que falar em público não dá medo. Isso mesmo! Se falar em público desse medo, as pesquisas indicariam um número praticamente de 100% das pessoas, concorda? A grande verdade que você talvez nunca parou para pensar é que não é o ato de falar e público que causa o medo. O que promove a fobia é o que esta situação significa para cada indivíduo, compreende?

Afinal, não existe uma única realidade, pelo simples fato de que todos nós temos nossa forma de ver, de perceber, de enxergar e interpretar a vida.

Isso explica o motivo pelo qual temos:
• De um lado: pessoas que ficam em verdadeiro estado de pânico diante do público, passam mal, e até desmaiam;
• De outro lado: pessoas que se empolgam e sentem-se extremamente bem, felizes e mais vivas quando sobem em um palco e se apresentam sem dificuldades.

Caso você se encaixe do lado das pessoas que dizem ter pavor de falar em público, eu tenho uma ótima notícia para você. Você pode mudar isso!

Sabe como? Mudando a forma de interpretar esta situação. A hipnose é uma ferramenta essencial que pode contribuir com a sua comunicação, ajudando a mudar sua visão negativa da comunicação em público.

Como a hipnose pode te ajudar a se comunicar melhor e sem “medo”?

Há diversas maneiras de beneficiar a sua comunicação por meio da hipnose.
Com ela, podemos identificar o que leva você a associar o ato de falar em público com uma emoção negativa. Há infinitas causas que podem nos levar a desenvolver essa associação de “perigo” ao falarmos em público. Uma delas pode ser uma experiência ainda na infância, na escola. Aquele (a) aluno (a) que foi solicitado (a) a resolver um exercício na lousa, demorou para fazer a “continha de divisão” e ao não lograr êxito, teve sua atenção chamada pela professora e foi motivo de chacota para a classe toda, por exemplo. Isso pode marcar tão profundamente a pessoa, que ela sempre acaba associando a exposição em público como algo ruim. Por isso ela foge, se esconde. As consequências desse trauma são traduzidas em dificuldade de se expor, de fazer questionamentos em sala de aula, de apresentar trabalhos, de se relacionar.

Sabe aquilo que chamamos de “ficar na defensiva”? É o que costuma acontecer em pessoas que passaram por situações semelhantes a essa exposta acima. E quando não é possível se esconder, e você precisa fazer uma apresentação, chega a passar mal, tem até dor de barriga, como se estivesse revivendo tudo aquilo.

Se identificou? Deixamos aqui um convite: que tal entrar em contato e agendar uma avaliação gratuita e sem compromisso? Nós podemos ajudar você!

Email: [email protected]

¹: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-40099905

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *