Artigos

Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1º de Setembro, é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.

Percebemos, portanto, que a Educação Física é uma área ampla e não se restringe apenas às academias e escolas. O profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes e até mesmo em áreas recreativas. Entretanto, vale destacar que o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto o Bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino (personal trainer, por exemplo).

Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Assim sendo, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando.

Hipnose e Educação Física

Sempre que falamos em saúde a hipnose surge como forte aliada a qualquer forma de tratamento ou prevenção. Afinal, não adianta cuidar da saúde do corpo sem cuidar da saúde emocional. Corpo e mente sempre estarão ligados e o que acontece com um influencia diretamente no outro. Desta forma, a primeira contribuição da hipnose para a educação física é justamente um complemento, associando corpo e mente para proporcionar ainda mais bem-estar e saúde.

Mas a hipnose não para por ai. Se focarmos nos esportes, percebemos mais um mundo de possibilidades na união de educação física e hipnose. Os principais nomes do esporte mundial já usam hipnose em seus treinos para ter ainda mais desempenho e a tendência é que cada vez mais pessoas adotem esta prática. No esporte de auto desempenho em que milésimos de segundos conta muito, não adianta focar apenas no corpo – até porque todos fazem isso – mas encontrar no controle da mente e das emoções, um diferencial competitivo que pode fazer a diferença na hora de cruzar a linha de chegada!

Ao entrar em transe, acessamos uma parte muito poderosa da nossa mente: o subconsciente. É nesta área da nossa estrutura psíquica que estão nossos principais mecanismos cognitivos e nossa maior capacidade de aprendizagem. Repassar os treinos em estado hipnótico pode acelerar o processo de aprendizagem e tornar automático movimentos e respostas que os atletas de auto desempenho precisam para alcançar melhores resultados.

E para estes atletas que levam o corpo ao extremo, as dores são quase constantes. A hipnose pode ajudar também no controle da dor e na recuperação, acelerando os resultados de fisioterapia.

Quer mais? A hipnose ajuda no sono, aumenta a concentração, motivação, auto-confiança, determinação… e muito mais.

Se você é profissional de educação física, descubra na hipnose uma forte aliada para que seus alunos/clientes consigam ir muito mais além. É atleta amador? Descubra como sua mente pode melhorar seus resultados e sua saúde. É atleta profissional? A hipnose com certeza vai te colocar em um novo patamar!

Marque uma avaliação gratuita: 31 99587-7574 | [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *