Hipnose: A nova aliada dos atletas

Posted on Posted in Artigos

Em tempos de Jogos Olímpicos vemos todo o tempo as verdadeiras batalhas que os atletas de auto nível travam em busca do movimento perfeito, do milésimo de segundo que faz a diferença e do erro do adversário. Cada vez mais, a vitória é conquistada no mínimo, na diferença, no detalhe.

Nas Olimpiadas do Rio de Janeiro não é diferente. Pelo contrário, ouvimos o tempo todo os narradores e atletas dizerem que a diferença foi no “emocional”, que a postura, o foco, a determinação foram a diferença. Vemos na mídia cada vez mais atletas fazendo uma pausa antes de sua apresentação, fechando os olhos, fazendo gestos mentais, “rotinas” quase que como um ritual de preparação.

Tudo isso que estamos vivendo é devido a um fato: todos os atletas de auto nível estão chegando nos limites físicos e dai pra frente a diferença está na mente. As várias técnicas que estamos vendo de foco, concentração e rotinas destes atletas estão ligados a conceitos da PNL e hipnose. Vários atletas já declararam estarem usando hipnose como rotina incluindo sessões frequentes em suas agendas de treinamentos. A hipnose está sendo comparada com os anabolizantes, mas com uma grande diferença: é saudável e só melhora o atleta mentalmente, como profissional e como pessoa.

Através da hipnose conseguimos modular a ansiedade, melhorar foco e determinação, tanto para os treinos quanto para as competições. Um atleta sem preparo psicológico, sofre muitas cobranças e pressão, principalmente no momento de atuar. Imagine uma pessoa que passa 4 anos da sua vida em uma rotina árdua se preparando para um momento, um minuto ou até mesmo segundos que vão dizer se todo seu esforço valeu de algo ou se foi jogado fora. É fundamental estar preparado fisicamente e mentalmente para isso e os atletas estão cada vez mais descobrindo a hipnose como aliada nesta tarefa.

Vejam alguns dos atletas famosos que já usam ou usaram a hipnose em suas carreiras de sucesso:

1- Michael Jordan

Yvs5skA

Este astro do basquete passava por sessões de hipnose durante a temporada e fazia auto-hipnose antes de cada jogo para melhorar a sua resistência mental. O desempenho de Jordan era sempre tão diferenciado que logo todo o time do Chicago Bulls começou a fazer o mesmo e foi justamente na temporada em que o time mais se destacou.

2- Mary Lou Retton

Grande medalhista Norte Americana na ginástica olímpica, Retton usou hipnose para levar muitas conquistas para o seu país.  Nas sessões com hipnose a atleta via e revia várias vezes os seus movimentos em transe até que o corpo e a mente se acostumavam com cada movimento. Ela via a rotina impecável em sua cabeça todas as noites, e quando ela entrava no tatame era capaz de executar tudo da mesma forma que ela imaginava. Seu cérebro treinava seu corpo para acreditar que ela poderia conseguir uma rotina perfeita.

Esta abordagem levou a vitória e uma medalha de ouro. Muitos outros atletas olímpicos também praticar a hipnose. A equipe de ginástica da Rússia sempre leva em sua equipe hipnoterapeutas para as competições mundiais.

3- Tiger Woods

Teve uma longa e prestigiada carreira no golfe. Ele é, sem dúvida, um dos maiores golfistas da história americana. Realizava jogadas que ninguém mais conseguiu repetir, e muitas pessoas se impressionam com sua técnica. Tiger Woods tem sido um discípulo da hipnose desde que ele tinha 13 anos, usando as técnicas de auto-hipnose para acalmar sua mente antes dos jogos.

Ele liberava sua mente de preocupações e pressão. Esta técnica permitia a Woods um melhor desempenho. A hipnose é frequentemente utilizado para esta causa. Esvaziar a mente é a forma de viver totalmente no momento presente, eliminando as influências externas e assim, conseguindo sempre dar o seu melhor. É o conceito do “Viver no Agora”.

4- Boxer Kevin McBride

McBride-Tyson

É conhecido por bater Mike Tyson em uma luta pelo campeonato. O pugilista utilizava a hipnose para atingir todo o seu potencial, realizando sessões constantes para exercitar foco, concentração, atenção, respiração além de controlar a ansiedade antes e durante a luta.

McBride conseguia manter equilíbrio emocional durante a luta e demonstrava técnica perfeita, mantendo equilíbrio físico e mental. Depois que começou a fazer hipnose dizia que ao final das lutas estava sempre mais “inteiro” que seus adversários (outro resultado comum em atletas que fazem hipnose).

5- Chael Sonnen

102_ufc167_Chael_Sonnen_copy.0

Astro do UFC Sonnnen é polêmico fora do octógono. Desempenha o papel de lutador encrenqueiro e desequilibrado, mas atingiu o auge da sa sua carreira sendo um lutador completamente oposto ao personagem fora das lutas.

Em uma entrevista [aqui] ele disse ter encontrado uma ferramenta que o fez atingir o ponto máximo do seu desempenho e ficou um longo período sem perder sequer um round após ter começado seu tratamento. Fez um grande suspense sobre a “técnica milagrosa” e disse que iria apresenta-la em um possível livro. No entanto seu segredo foi descoberto: hipnose.

Sonnen se submetia a frequentes sessões de hipnose onde conseguia modular a ansiedade, aumentava sua concentração e foco para os treinos e lutas e conseguia aprimorar suas técnicas e movimentos mentalmente. Treinando mente e corpo os resultados são muito mais satisfatórios.

6- Ayrton Senna

ayrton-senna

Um dos maiores atletas brasileiros e o melhor piloto de Formula 1 da história. Senna usava hipnose e outras técnicas de programação mental em suas rotinas de treinos. Seu preparador físico, Nuno Cobra, sempre foi adepto à técnicas não convencionais de treinamento físico e mentais, dentre elas as constantes sessões de hipnose para que o atleta estivesse sempre calmo e focado durante as provas.

Além de modular ansiedade, foco e concentração, Senna também via e revia os trajetos das pistas de corrida em seus transes hipnóticos para que estivesse com todas as manobras gravadas em sua mente.

7- Arthur Zanetti

Brazilian Arthur Zanetti competes in the Rings during the 2015 Pan American Games in Toronto, Canada, on July 14, 2015. AFP PHOTO / HECTOR RETAMAL (Photo credit should read HECTOR RETAMAL/AFP/Getty Images)

Ginasta brasileiro que está em excelente forma. Vem apresentando rotinas (principalmente nas argolas) impressionantes, precisas e executadas com foco e concentração invejáveis.

Há alguns meses suas rotinas pesadas de treino incluem sessões com psicólogos e hipnotistas. Durante a hipnose ele aprende a se concentrar, visualizar os movimentos e controlar suas emoções no momento da execução nos treinos e nos campeonatos.

Nestas olimpiadas do Rio 2016 ele é forte candidato à medalhas e grande parte disso é por causa de suas sessões de hipnose!

Faça como os melhores atletas do planeta e use sua mente a seu favor! contato@ohipnotista.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *