Conheça a gratidão

Posted on Posted in Artigos

gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que ser grato pelas pequenas coisas da vida pode causar grandes mudanças – inclusive cerebrais. Um artigo publicado no jornal científico NeuroImageatesta que, depois de poucos meses exercitando sua gratidão por meio da escrita, seu cérebro passa a se sentir ainda mais condicionado a ser grato. E isso traz benefícios.

Para a experiência, foram chamados 43 voluntários que passavam por terapia para tratar depressão e problemas relacionados a ansiedade. Todos foram recrutados para uma terapia em grupo semanal, porém apenas vinte e dois deles foram chamados para a “sessão de gratidão”, por assim dizer: nos três primeiros encontros, os participantes passaram vinte minutos escrevendo cartas em que revelavam gratidão pelo destinatário (e poderiam escolher se enviariam ou não a carta). O outro grupo não participou desse exercício.

Após vários testes por escarpamentos, os resultados foram claros: quem escreveu as cartas, três meses antes, demonstrou mais atividade cerebral nas áreas relacionadas ao sentimento de gratidão. Vale ressaltar que essas áreas responderam de forma ímpar: ações como se colocar no lugar do outro ou demonstrar empatia não reverberam da mesma forma no cérebro.

A pesquisa compara esse treinamento a como exercitar um músculo: quanto mais você pratica a gratidão, mais propenso estará a senti-la espontaneamente no futuro. Isso ajuda a diminuir a depressão e passar mais tempo com aquele calorzinho bom de se sentir feliz com a ajuda de alguém.

Já é sabido que para nosso cérebro não existe diferença entre o que é pensamento e o que é real. Logo se nos cercamos de pensamentos positivos, se nos imaginamos felizes e exercitamos nosso cérebro a se “sentir feliz” em pouco tempo nosso corpo vai produzir substâncias químicas de felicidade e isso se torna real!

Se você está com dificuldade de ter pensamentos positivos isso pode ser um forte sinal de que está caminhando para doenças como a depressão. Nós podemos ajudar você, em pouco tempo, a recuperar sua condição de enxergar o lado bom da vida! Conheça a hipnose e veja como ela pode te ajudar nesta mudança em sua vida!

Agende uma consulta sem compromisso. contato@ohipnotista.com.br ou ligue: 31 99587-7574

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *