10 Dicas para dormir bem todas as noites

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Se você, como muitas pessoas, não consegue dormir bem ou acorda várias vezes durante a noite, sabe como é cansativa essa briga contra o sono. Mas saiba que você não está sozinho pois pesquisas recentes comprovam que mais da metade da população mundial sofre de algum distúrbio do sono.

A boa notícia é que você pode melhorar suas noites de sono e voltar a ter dias produtivos com pequenos exercícios e técnicas que se feitas diariamente vão trazer resultados rápidos e duradouros. Veja abaixo algumas dicas importantes para você melhorar sua qualidade de vida!

10- Tenha horários regulares para dormir

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Evite ir dormir às 22h na segunda-feira, à meia-noite na terça-feira e às 19h na quarta-feira. Quanto mais suas horas de ir dormir e de acordar são regulares, menos você vai estar cansado no final da semana. Tente manter o mesmo ritmo no fim de semana.

Criando rotinas de sono seu corpo vai se acostumando e começa a sempre naqueles horários produzir substâncias responsáveis por gerar relaxamento e sono, como por exemplo a melatonina.

9- Cuidado com sua alimentação

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Tenha um plano alimentar que contemple alimentações leves durante a noite. Quando comemos muito ou alimentos de baixo metabolismo exigimos do nosso corpo um esforço maior para a digestão e isso vai interferir na qualidade do seu sono.

Prefira um jantar leve, pelo menos 2 horas antes de se deitar. Os carboidratos complexos, como macarrão ou arroz, são bons aliados, mas sempre em poucas quantidades. Lembre-se que para dormir você precisa reduzir as funções do corpo, logo, quanto menor for o esforço que ele precisa fazer melhor.

8- Cuidado com seu quarto de dormir

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É muito importante ter um ambiente apropriado para o sono. O quarto onde você vai dormir deve ser arejado, silencioso, escuro e confortável.

Já é sabido pela ciência que nosso corpo precisa de um hormônio importante para o sono que se chama melatonina. Este hormônio é produzido na ausência de luz, ou seja, enquanto estivermos expostos à luz não teremos quantidades elevadas de melatonina. É importante não termos televisão no quarto onde dormimos.

Ambientes silenciosos facilitam a redução das ondas mentais e facilita o sono. Portanto crie um ambiente propicio ao sono e no mínimo meia hora antes de dormir saia da frente de eletrônicos e evite lugares iluminados, pois desta forma seu corpo terá melatonina suficiente para adormecer rapidamente quando você se deitar.

7- Respeite os sinais do seu corpo

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Passe a perceber os sinais do seu corpo e respeite todos eles. Ao começar a bocejar ou sentir que está relaxado, adormecendo, pare o que estiver fazendo e vai se deitar. Frequentemente quando ignoramos os sinais do nosso corpo ele entende que não pode dormir por algum motivo e acaba alterando as reações químicas daquele momento e volta a se despertar.

Desta forma, quando perceber que está sentindo sono não espere a novela acabar ou o jornal falar do seu time de futebol, pois estes minutos a mais podem arruinar sua noite de sono.

6- Faça exercícios físicos durante o dia

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No final da tarde ou na sua pausa para o almoço, pratique uma atividade física para ajudar você a dormir bem. Atividades físicas geram substâncias de satisfação e prazer, gastam energia, equilibra o metabolismo e o funcionamento do seu corpo de forma geral. Tudo isso facilita o sono além de manter estável o seu descanso durante toda a noite.

Mas, atenção: não pratique esporte muito tarde, pois você poderá ter dificuldades para dormir.

5- Evite os estimulantes

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Estamos cercados de alimentos estimulantes: café, chá, energéticos, álcool, vitamina C e vários outros. Cada pessoa se comporta de uma forma quando ingere tais substâncias, mas se você é sensível aos estimulantes , evite consumi-los após 17h, pois eles retardam o sono.

Lembre-se que quando voltar a ter noites de sono realmente restauradoras você não vai mais precisar destes artifícios para se manter acordado. O objetivo de uma vida mais equilibrada é cada vez mais viver em harmonia com o seu corpo e não enche-lo de substâncias artificiais ou incomuns ao seu organismo.

4- Acalme-se momentos antes de dormir

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Antes de se deitar para dormir, procure uma rotina mais tranquila, algo que vai aos poucos te desligando da carreira do dia-a-dia, dos estímulos externos para que quando se deitar não fique virando de um lado para o outro na cama até perder a paciência e ai sim arruinar seu descanso.

Acostume-se a desligar a tv, o celular ou computador minutos antes de dormir. Fique um pouco em silêncio antes de ir para o quarto, vá ao banheiro, lave o rosto escove os dentes com calma e já aproveite estes momentos para estar em silêncio, buscando acalmar-se e preparando todo o seu organismo para desacelerar e adormecer antes mesmo de ir para o quarto.

3- Se não conseguir dormir levante-se

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Se com 30 minutos deitado na cama você não conseguir adormecer levante-se. Leia um livro ou beba um leite morno, caminhe um pouco pela casa e assim pode ser que o sono venha. Evite porém assistir televisão ou ficar exposto à luz, pois como vimos estes elementos dificultam ainda mais o sono.

2- Avalie a necessidade de procurar um profissional do sono

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Existem níveis de distúrbios do sono. Se seu caso for muito extremo e se tais dicas não fizerem efeito considere ir à algum instituto do sono e procurar um médico especialista para avaliar sua saúde. O quanto antes resolver este problemas melhor para você.

1- Conheça a Hipnose e seus benefícios

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A hipnose pode ajudar você a ter noites maravilhosas de sono. Uma das principais vantagens da hipnose é justamente ter um sono mais estável e profundo. A grande maioria dos pacientes que passam por uma sessão de hipnose relatam logo no primeiro atendimento a melhora do sono e o despertar cheio de energia pela manhã.

Se você sofre de insônia ou acorda todas as manhãs cansado e desmotivado nos procure, pois temos uma solução rápida e barato para o seu problema. Você merece qualidade de vida e nós podemos te dar isso.

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