10 dicas para controlar a ansiedade

Posted on Posted in Artigos

No mundo de hoje, estamos constantemente sob pressão: emocional, mental e física. São metas e prazos cada vez mais incoerentes e atividades que exigem da gente um ritmo muito acelerado que esquecemos de coisas básicas para levar uma vida saudável.

O fato é que pesquisadores dos Estados Unidos chegaram à uma estatística assustadora que diz que 1 em cada 2 pessoas no mundo sofre de ansiedade. Isso mesmo… 50% da população mundial sofre de ansiedade.

No entanto a boa notícia é que temos muitas ferramentas para resolver este problema e sair das estatísticas negativas. O Hipnotista preparou uma lista com 10 dicas para que você possa viver melhor:

10- Meditação

MEDITE

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, meditação não é religião. É sim um esforço de “treinar” sua mente a se focar apenas no que você deseja para aquele momento. Meditar é concentra-se, por exemplo, em sua própria respiração por um tempo determinado e em nada mais. Eliminar todos os demais pensamentos e estímulos – internos e externos – que não seja a respiração. Com isso você vai aos poucos tendo mais controle sobre seus pensamentos, cria um habito de parar em meio a tanta correria do dia-a-dia e relaxar, sentir seu corpo, ficar com você mesmo e isso acalma.

Faça este esforço diariamente, mesmo que seja por 5 minutos e vai ver em pouco tempo todos os benefícios de controlar seus pensamentos e de relaxar, sair da rotina!

9- Respire Corretamente

ansiedade

“Calme. Respire…”

Quantas vezes alguém te disse isso ao ver que você estava perdendo o controle? É verdade. Respirar da forma correta é uma ferramenta poderosa para acalmar. Quando respiramos corretamente mandamos maiores quantidades de oxigênio para o corpo e isso desencadeia substâncias químicas de prazer, de relaxamento e de calma. É ciência: respirar corretamente acalma.

Mas como é a forma correta de respirar? Respire sempre calmamente, compassadamente e profundamente. Ao inspirar encha a barriga de ar e não o peito. Segure a respiração por alguns segundos (4-8s) e solte o ar lentamente esvaziando a barriga. Repita o processo de 5-10 vezes quando estiver agitado e perceba resultados imediatos.

8- Pratique a gratidão

TopSul Notícias - Crissiumal - RS - www.topsulnoticias.com.br  - Gratidão

Ser grato pelas coisas boas da vida não é apenas “papo furado” de pessoas esortéricas, monges e gurus. Deveria ser algo frequente e comum a todos os seres humanos mas infelizmente fazemos o contrário. Somos ensinados desde sempre a valorizar o que não tempos ou as nossas perdas e isso faz muito mal para nosso corpo e nossa mente.

Para nosso cérebro não existe diferença entre o que estamos realmente experimentando e o que é pensamento. Ou seja, se pensamos que estamos tristes e mantemos este pensamento, logo nosso cérebro vai enviar sinais para o corpo de que estamos realmente tristes e começamos a produzir substâncias de tristeza. Ao contrário, quando mantemos pensamentos positivos de felicidade, alegria e gratidão, logo nosso cérebro começa a enviar sins ao corpo que produz substâncias e sentimentos de felicidade, prazer e alegria.

Desta forma comprovamos o que vários cientistas já estão dizendo: nossos pensamentos interferem diretamente em nossas vidas. Então tome cuidado com o que você pensa.

7- Viva no presente

-60

Quem vive no passo é depressivo, quem vive no futuro é ansioso. Não adianta vivermos presos a nada que aconteceu ou ficar esperando pelo futuro. Não existe outra forma de viver se não no presente. A vida é feita de vários momentos presentes e quando não estamos aqui e agora, perdemos nosso precioso tempo aqui nesta vida.

É muito importante que façamos tudo com nossa mente sempre presente. Ao começarmos exercitar a presença começamos a experimentas as coisas com muito mais intensidade. Ao almoçar, desligue a tv, fique sozinho, feche os olhos e aprecie cada garfada da comida percebendo todos os sabores sem pressa, sem pensar em nada que tem que fazer mais tarde ou no que fez de manhã. Apenas esteja a mesa almoçando e apreciando sua comida. Vai perceber sabores que nunca notou antes!

Comece a fazer isso com tudo em seu dia-a-dia. Tome banho e perceba cada movimento, o cheiro são sabonete, a água do chuveiro tocando sua pele, a temperatura do azulejo e assim por diante. Esteja presente em tudo que fizer!

6- Mantenha pensamentos positivos

Prosperidade-e-pensamento-positivo

Pensamentos geram ações que geram sentimentos que geram ações que geram comportamento.

A física quantica diz que quando você pensa em algo isso já aconteceu, basta a ação para que seja concreto. De forma bem reduzida isso significa que pensar em algo realizado é o começo para que isso aconteça. Muito cuidado com o que você deseja e o que você pensa.

Certifique-se de encher sua mente de bons pensamentos e você vai atrair coisa boas. Existe um ditado que diz: “você merece apenas o que você dá”. É a mais pura verdade, ação e reação. Portanto emita sempre boas vibrações e vai receber em troca coisas boas.

5- Dedique-se a alguma atividade

solidariedade-cronica-maria-flavia

É muito importante que você tenha uma atividade constante, de preferência fora da rotina profissional e sem fins lucrativos. Isso gera comprometimentos com algo bom que é fazer o bem para outra pessoa. Quando você começa a doar seu tempo e seu esforço para o outro começa a exercitar pensamentos de coletividade de ajuda, de união, gratidão, solidariedade, respeito e muitos outros. E coo já vimos anteriormente que o que você faz você recebe, fazer o bem significa receber o bem.

Dedique-se a ajudar o outro e faça isso com amor, com carinho e dedicação. Os resultados são surpreendentes e o melhor: não são só seus, mas de todos!

4- Respeite suas limitações

Unknown-1

Precisamos entender que não controlamos tudo.

Vivemos fazendo planos e nos martirizamos quando algo sai errado. A verdade é que não temos controle de quase nada que acontece em nosso volta e viver a risca seguindo nossos próprios planos só serve para gerar decepções. Precisamos ter a humildade e sensibilidade para entender os planos que estão ai pra gente. Quando encontramos “aquela coisa” que faz nosso coração vibrar e gritar de felicidade, quando trabalhamos em algo que nos faz ficarmos feliz por ser segunda-feira ai sim estamos seguindo o plano da vida!

Faça planos, tenha metas mas fique atendo aos sinais que a vida manda e esteja aberto a mudanças e reformulações dos seus planos. Lembre-se que a vida deve ser composta por vários momentos presentes e assim ao final dela você não terá a sensação de que viveu para nada ou de que viveu em função do trabalho ou do dinheiro.

3- Converse com as pessoas

dicas_para_um_bom_relacionamento

Somos seres sociais. Precisamos nos relacionar, expor as opiniões e “jogar pra fora” os sentimentos quedos consome. Palavras não ditas geram doenças. Sentimentos mal processados ou ignorados podem matar.

Tenha sempre alguém que você confia por perto. Para que você posa ajudar e ser ajudada, para que possa conversar, pedir e dar concelhos, trocar palavras e gestos de carinho. Por mais que você goste de passar um tempo sozinho – e isso é muito importante também – relacione-se com qualidade e sempre terá a certeza de que não está sozinha. Isso é muito importante para uma vida em equilíbrio.

2- Durma com qualidade

bebe-dormindo

Uma boa noite de sono é fundamental. Corpo e mente descansado já inicia o dia com pensamentos positivos. Quando não dormimos o suficiente não repomos nossas energias e ai literalmente nos arrastamos pelos nossos dias.

Pessoas que não tratam de reverter situações de insônia acabam se acostumando com o fato de se arrastarem pela vida mas isso é errado. Só quem realmente conhece uma noite de sono restauradora e a maravilha que é despertar com energia para um dia repleto de atividades sabe como isso é importante.

Se você não acorda descansado e sempre está desanimado para as atividades do seu dia-a-dia algo está errado. Isso não é normal e na verdade pode ser resolvido facilmente. Busque um sono de qualidade pois isso é o começo para uma cidade de qualidade.

1- Faça Hipnose

imagem14

Algum dos passos acima podem aparecer impossíveis para você neste momento. Mas acredite quando digo que é só uma sensação pois você está tão “fora de eixo” que não encontra soluções para retomar o equilíbrio. A boa notícia é que a hipnose pode ajudar você.

Podemos mudar valores e crenças, criar novos sentimentos, motivação, foco e força de vontade. Com hipnose é possível aumentar auto-estima, amor próprio, gerar noites de sono maravilhosas e tudo isso junto cria uma nova realidade na sua vida, uma realidade onde vários caminhos e saídas vão começar a aprece.

Se a sua situação está em um ponto onde dar o primeiro passo parece impossível, nos procure. Podemos ajudar você a iniciar uma jornada para sua nova vida. Lembre-se: “Até mesmo as jornadas de 1.000km começam com um primeiro passo”.

Agende uma consulta sem compromisso: contato@ohipnotista.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *